Politica

Diplomata Tânia Romualdo acreditada como embaixadora de Cabo Verde no Japão

A nova embaixadora de Cabo Verde no Japão, Tânia Romualdo, procedeu hoje à entrega das cartas credencias ao imperador Naruhito, tendo manifestado todo o seu empenhamento para reforçar as relações de cooperação e amizade entre os dois países.

Tânia Romualdo, que é também embaixadora de Cabo Verde na Republica Popular da China, onde tem residência, declarou à Inforpress que vai continuar a servir Cabo Verde com um “sentimento de responsabilidade acrescido” por ocupar “tão distinto cargo”.

“Para além da imensa honra em poder continuar a servir o meu país vem também um sentimento de responsabilidade acrescida por ocupar tão distinto cargo. Assim, renovo minha inteira disponibilidade, vontade e determinação em contribuir para elevar a amizade e cooperação existentes entre os dois países a um novo patamar”, disse.

A pesca, a prevenção de desastres e o turismo são, segundo a nova embaixadora, as áreas prioritárias da cooperação entre Cabo Verde e Japão.

Tânia Romualdo promete trabalhar “com afinco” para trazer “mais investimentos e mais empresários japoneses” para o arquipélago.

A credenciação da nova embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República de Cabo Verde junto do Japão ocorre poucos dias depois da realização da VII Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano (TICAD7), realizada de 28 a 30 de Agosto.

Evento que contou com uma delegação cabo-verdiana chefiada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que, durante a sua estada no Japão, manteve um encontro com o seu homólogo japonês Shinzo Abe.

Com o Japão, Cabo Verde tem beneficiado de uma cooperação que tem como as principais modalidades a cooperação técnica, incluindo a ajuda alimentar, a ajuda para projectos de cooperação, com destaque para portos de pesca, apoio em equipamentos para a pesca, a agricultura e o fornecimento de água, a cooperação financeira, sobretudo para projectos no domínio das energia e água, e a cooperação descentralizada.

Inforpress

Facebook Instagram Síguenos en Twitter