Pais

Santo Antão: ANAS confirma lançamento de água e saneamento para a próxima semana

A Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) confirma, para os dias 09, 10 e 11 deste mês de Setembro, o lançamento do projecto de Água e Saneamento para Santo Antão, estimado em 900 mil contos.

O projecto, cujo acto de lançamento vai ser presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, é muito aguardado pelos autarcas da ilha, os quais dizem acreditar que os investimentos previstos vão resolver, em dois anos, muitos dos problemas que Santo Antão enfrenta nesses dois domínios.

Segundo o presidente da câmara do Porto Novo, Aníbal Fonseca, este projecto, financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea), vai contribuir “de forma determinante” para a resolução dos problemas de água e saneamento por que passa o seu município.

Segundo a inforpress, a maioria das acções tem lugar no município do Porto Novo, onde se prevê, de entre outros investimentos, a construção de 20 quilómetros de rede de esgotos e a montagem de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

No domínio de água, o projecto contempla, ainda no Porto Novo, a construção de 25 quilómetros da rede de adução e distribuição de água, 3.500 ligações domiciliárias e construção/reabilitação de vários reservatórios.

Ainda a nível do abastecimento de água, o projecto prevê para Ribeira Grande a reabilitação de três reservatórios e três mil ligações domiciliárias, enquanto que no Paul serão feitas duas mil ligações domiciliárias.

Facebook Instagram Síguenos en Twitter